Luís Inácio Lula da Silva
A cada dia, a política se torna uma rica mistura entre licitante, licitado e laranjal. Mas o que me intriga mesmo é a doçura das laranjas, a agilidade dos licitantes e a longevidade dos licitados.
Geraldinho Alves
UM MOSQUITO CHATEIA MUITA GENTE
DOIS MOSQUITOS CHATEIAM, CHATEIAM MUITO MAIS
TRES MOSQUITOS....
QUATROS MOSQUITOS...
MUITOS ...,causam EPIDEMIA
www.somethingweb.com.br/wagnermarins/infor_uteis.html
http://www.portaldomeioambiente.org.br/noticias/2008/marco/29/10.asp
Há quatro tipos de vírus da dengue. Normalmente, as pessoas infectadas pela primeira vez pelo vírus (qualquer um dos tipos) têm a versão mais "leve" da doença. Já no segundo contato com a dengue, há aumento do risco de o paciente desenvolver a versão hemorrágica.
....
Formas de apresentação
A dengue pode se apresentar – clinicamente - de quatro formas diferentes formas: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome de Choque da Dengue. Dentre eles, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue.
- Infecção Inaparente
A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma. A grande maioria das infecções da dengue não apresenta sintomas. Acredita-se que de cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas ficam doentes.
- Dengue Clássica
A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre
Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.
- Dengue Hemorrágica
A Dengue Hemorrágica é uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.
Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.
- Síndrome de Choque da Dengue
Esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma grande queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.
Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.
http://www.combatadengue.com.br/
...
ILHÉUS SOMA 15 CASOS DE DENGUE HEMORRÁGICA
fevereiro 28th, 2009 do Pimenta na Muqueca
Chega a 15 o número de casos de dengue hemorrágica em Ilhéus nestes dois primeiros meses do ano. Duas pessoas estão internadas em estado grave nos hospitais, Luiz Cláudio Júnior e Maria da Glória Azevedo Moreno de Souza.
Ilhéus registrou 170 casos de dengue clássica, sendo que três já foram confirmados através de exames realizados pelo Laboratório Central, em Salvador. O índice de infestação também apresenta um aumento assustador.
O levantamento rápido revela que o índice de infestação predial chega a 11,7% na Vila Nazaré. Já em localidades como Alto do Coqueiro, Alto da Boa Vontade, Teotônio Vilela, Fundão, Novo Vilela os índices de infestação variam entre 5,7% e 9,5%.
Leia mais na edição on-line de A Região.
Maria Lucia Victor Barbosa
A entrevista concedida pelo senador peemedebista, Jarbas Vasconcelos, à revista Veja de 18/02/2009, teve o efeito bombástico nos meios partidários do país, causando profundo incomodo não declarado, mas percebido.
Guy Beauchamp, da Universidade de Montreal, descobriu que as gaivotas interrompem seu sono para dar uma espiada nos arredores com maior frequência quando as outras gaivotas estão alertas do que quando as demais estão dormindo ou limpando as penas.
A descoberta, publicada em "Biology Letters", defende a ideia de que a vigilância não é uma busca solitária, e que as gaivotas monitoram e copiam o estado de alerta dos pássaros vizinhos. Isso as ajuda a permanecer sensíveis ao risco de predadores e assegura que não serão deixadas para trás no caso de algum ataque.
Beauchamp observou gaivotas-de-delaware e gaivotas-prateadas, na Baía de Fundy, em grupos de até 100 pássaros nos chamados locais de descanso, onde os pássaros ficam de pé para observar o território, limpam-se ou dormem. Mas, mesmo dormindo, as gaivotas ocasionalmente abrem seus olhos. Após controlar por tamanho de grupo e densidade, Beauchamp descobriu que no mesmo grupo, gaivotas com vizinhos alertas passavam cerca de 20% a menos de tempo dormindo do que aquelas com vizinhos menos alertas.
Beauchamp ainda aponta que pesquisas recentes, sobre pássaros e outros animais, mostram que nas estratégias para buscar alimento e procriar, indivíduos reúnem informações de decisões tomadas por outros membros do grupo e tomam suas próprias decisões com base nessas informações. Suas descobertas sugerem que o mesmo ocorre com a vigilância – um pássaro aprende, olhando seus vizinhos, quão alerta ele precisa estar.
Do Globo1
...
Ah! Se tívessemos aprendido a observar as gaivotas
Copyright Cabrillo Marine Aquarium
Chamado de Lula Porquinho, o animal vive a 100 metros de profundidade
Além das bactérias, o beijo também pode transmitir vírus causadores de doenças. Uma dessas doenças, a mononucleose, recebeu como nome popular "doença do beijo". Mononucleose é causada pelo vírus Epstein-Barr (VEB) e, depois de um período de incubação de 30 a 45 dias, a pessoa pode permanecer com vírus para sempre no organismo. Mononocleose pode ser uma doença assintomática, ou apresentar sintomas que incluem: fadiga, dor de garganta, tosse, inchaço dos gânglios, perda de apetite, inflamação do fígado e hipertrofia do baço. Outra doença por vírus mais conhecida, e também transmitida pelo beijo, é o herpes labial. Essa doença é provocada pelo vírus herpes simplex e pode causar bolhas e feridas nos lábios e pele ao redor da boca.
As temidas doenças sexualmente transmissíveis (DST) também podem ser contraídas pelo beijo. O Departamento de Saúde dos EUA considera que pode haver risco, apesar de muito pequeno, de transmissão do vírus HIV, causador da doenças da AIDS, através do beijo da boca ( http://www.cdc.gov/hiv/resources/qa/qa17.htm ) caso existam feridas ou sangramento na boca. O risco de transmissão do HIV através do beijo na boca teoricamente é maior em pessoas com body-piercing na língua ou lábios. Um beijo mais ardente poderia provocar sangramento na região do body-piercing, havendo o risco de infecção dovírus HIV se o sangue entrar em contato com uma lesão bucal ou corte. Outras DST também transmissíveis pelo beijo incluem sífilis e gonorréia.
...
nada de beijar o primeiro ou primeira que aparecer. "Não é uma questão de simplesmente não beijar mais, mas sim de, sabendo que a possibilidade de contaminação e de contagio existe, que é preciso cautela e é melhor conhecer mais a pessoa em que se está interessado", sugere Delgado.
Outro fator que merece muita atenção é o sexo oral onde também se pode transmitir a doença. "Qualquer contato da boca com secreção sexual, ou líquido vaginal, esperma ou aquele líquido que vem antes do esperma, pode transmitir o vírus, pois essas secreções são contaminadas com HIV, no caso da pessoa ter a doença", alerta o dentista. A saída é sexo oral com preservativo.
Além de muito discernimento e o uso de camisinha, as visitas ao dentista são essenciais, isso porque os primeiros sinais clínicos de infecção por AIDS aparecem na boca. "Vale lembrar que a doença diagnosticada no início é melhor controlada", ressalta.
Leia aqui
O que quer dizer "soroconversão"?
Este ponto é muito importante. Uma pessoa pode estar com o vírus e apresentar um teste negativo. Por quê? O teste sempre mostra os anticorpos reagindo ao vírus, e não o vírus propriamente. Se o organismo não teve tempo de fabricar estes anticorpos, não vai aparecer nada no teste. O período de fabricação de anticorpos suficientes para serem detectados no teste é de aproximadamente 3 meses (para a maioria das pessoas). Isto é "soroconversão".
A partir de que momento passamos do estágio de "soropositivos" para a doença AIDS?
Após um período que dura geralmente muitos anos. Os vírus que "dominam" nas células acordam e destroem progressivamente o sistema de defesa do organismo. O debilitamento das defesas imunológicas acarreta a aparição de alguns dos sintomas já mencionados.
Ser "soropositivo" significa que vamos obrigatoriamente desenvolver a AIDS?
A evolução da infecção pelo HIV não é a mesma para todos. Alguns indivíduos são "soropositivos" há muitos anos e continuam aparentemente bem.
Na maioria dos casos, a doença AIDS só aparece num período de 8 a 10 anos.
Cerca de 900 municípios e nove redes estaduais de ensino (Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo e Tocantins) vão ficar sem o repasse financeiro do Programa Nacional de Alimentação Escolar do Ministério da Educação. O mandato dos CAE (Conselhos de Alimentação Escolar dessas) destas localidades estão vencidos e por isso não há como apresentar a prestação de contas referente a 2008 até a data limite --28 de fevereiro. O levantamento é do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), responsável pela execução do programa de merenda escolar.
Da Agencia Brasil
Mais informações no site do FNDE ou pelo telefone 0800 616161.
Leia na íntegra na Folha On Line Dica do Dois em Cena
...
VERGONHA - VERGONHA destes canibais de nossas crianças!
Erram nas contas e as crianças passam fome!
Vencidos em prazos do descaso!
As MELENDAS que servem para nossas crianças
Ana Maria C. Bruni
Leia mais no Itacaré News
Com atrações musicais para gostos e idades variados, o Itacaré folia rendeu saldos positivos nos quesitos tranquilidade e organização. Nenhuma ocorrência grave foi registrada durante os dias da festa, que aconteceu da última sexta (20) até terça-feira (24). Os foliões também puderam transitar no circuito sem preocupações, já que os ambulantes foram distribuídos em espaços previamente estabelecidos e o trânsito esteve interditado, contando com a presença de agentes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito.
Para garantir a segurança no circuito do Itacaré Folia, na Praia da Coroinha, a Polícia Militar disponibilizou 35 homens por noite, contando com o reforço da Companhia de Ações Especiais da Região Cacaueira (Caerc). A Polícia Civil também integrou o esquema de segurança, organizando uma escala extra para atendimento à população. "Foi um carnaval de muita paz e as estatísticas foram bastante satisfatórias, com menos de uma ocorrência por noite e sem casos muito graves", declarou a delegada Lisdeilli Nobre.
Leia mais no Foco Regional
Prefeitura de Itacaré busca regularizar situação financeira.
Para que o município possa firmar convênios e captar recursos para investir em serviços e obras para a comunidade, a Prefeitura de Itacaré vem buscando regularizar sua situação financeira. A gestão anterior deixou mais de 10 pendências, sendo o maior débito com a Previdência Social, que chega a mais de R$ 12 milhões. O vice-prefeito e secretário de Finanças, Rosival Bispo, informou que estão trabalhando para a negociação das dívidas, uma vez que o governo federal ampliou o parcelamento de 60 para 240 meses. O anúncio foi feito durante o Encontro Nacional dos Prefeitos e Vice-Prefeitos Eleitos, realizado nos últimos dias 10 e 11 em Brasília.
De acordo com Rosival Bispo, os débitos do município foram descobertos somente após a posse do atual prefeito, Antônio de Anízio, uma vez que não houve processo de transição de governo. "Não obtivemos quaisquer informações antes de assumirmos a administração municipal. Ainda estamos levantando os débitos e há muito o que corrigir, pois a situação está negativa ", declarou.
Na íntegra no Foco Regional
...
Cada qual com cada qual. Na Foto a Câmara reformada ( com cores mais discretas )ao lado da Prefeitura
Que a Câmara cumpra sua função e reconheça que teve 4 anos para fiscalizar as contas da Prefeitura.
O Poder Executivo deve prestar contas, e o Poder Legislativo deve fiscalizá-las.
Diz o art. 31: A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei. E o § 1º diz: "O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver".
http://itacarepolitica.blogspot.com/2008/08/funes-de-vereador.html
Aos moradores e turistas que nos visitem conheçam quem teve o poder nos últimos anos e os que permanecem nele.
E vamos aprender a questionar este poder e não receber os problemas após 4 anos!
É mais do que tempo de amarem a cidade de Itacaré, respeitarem esta terra e seus moradores.
Recolham as pedras e edifiquem sólidamente as bases do que chamam de Paraíso
900 CASOS DE DENGUE EM 45 DIAS NA CIDADE DE ITABUNA
Na Bahia, este ano, já foram notificados mais de 6.500 casos de dengue, 184 do tipo hemorrágico.
ITABUNA TEM SEGUNDA MORTE POR DENGUE HEMORRÁGICA
Este ano, já foram confirmados 64 casos de dengue hemorrágica no estado. Seis pessoas morreram. O número de mortes já é quase metade do registrado 2008.
Em Salvador já foram notificados, de janeiro até agora, 114 casos de dengue clássica e 18 de hemorrágica. A maioria nos bairros do Cabula e Arenoso. No estado, 135 municípios baianos já registraram casos de dengue este ano.
Estado - Das seis mortes na Bahia provocadas pela dengue, uma em Porto Seguro e outra em Itabuna foram confirmadas nesta quarta-feira pela Secretaria Estadual da Saúde.
Itabuna está em situação de emergência por causa da doença. Nos primeiros 45 dias deste ano foram notificados, na cidade do sul do estado, 900 casos da doença, quase a metade do total de 2008. Os hospitais estão lotados.
No Hospital de Base, 15 pessoas estavam em observação esta manhã. Do lado de fora, mais gente aguardando atendimento. Para atender a demanda, uma sala que foi construída para cirurgias do coração será adaptada com 24 leitos ainda essa semana.
No Hospital Infantil Manoel Novaes, a situação é mais preocupante. Foram contratados mais três pediatras. Estão internadas mais de 50 crianças com suspeita de dengue.
'Meu filho chegou aqui muito doente, vomitando sangue e foi muito bem cuidado. Aqui tem muitas outras crianças muito doentes com esse problema de dengue', conta, entre lágrimas, a dona de casa Cristiane Araújo.
Nas ruas, os agentes intensificam as ações. Em um quintal, eles encontraram muitos focos dos mosquitos.
Sudoeste - Jequié também está em situação de emergência por causa da dengue. Mais da metade de todos os casos notificados no estado foi registrada no município. Uma morte foi confirmada.
Desde o início do ano, os três hospitais da cidade estão lotados. No Hospital Prado Valadares, o maior do município, uma ala inteira foi separada para atender casos de dengue.
Só no Prado Valadares chegam, em média, 80 pessoas por dia com sintomas da doença. O trabalho dos agentes de combate ao mosquito da dengue foi intensificado em toda a cidade. Até os cemitérios estão sendo vistoriados.
No iBahia
Carnaval não é mais coisa do diabo Os antigos diziam - principalmente as velhas carolas e a Igreja Católica -, que o Carnaval era coisa do Diabo. Era. Agora até o Diabo se escondeu ou foi passar uns dias no Litoral Norte ou na Ilha de Itaparica, pois nem Diabo aguenta tanta barulheira, com trios executando suas músicas com mais de 120 decibéis e os agentes de fiscalização fingindo que multam, mas quem sabe fazendo um acerto por fora – e eu li ou alguém me falou ou ouvi em algum lugar, que tem agente que ganha dos donos de trios para passar na frente do outro. Ô inferno essa Bahia! O Diabo quer mais é ficar longe da muvuca. Diabo sabe que se for atrás do Chiclete vai ser assaltado e levar porrada dos malhadões. Se for atrás de Ivete vai ficar doidão com aqueles pernões. Se for no trio de Cláudia Leitte vai ficar vendo ela dá umas e outras paradas pra tirar...leite...claro, para mandar via circuito para o filhote recém-nascido (e eu pergunto como é que com tanta agitação e tanto pulo o leite não vira manteiga ou requeijão cremoso). Se o Diabo decidir fazer algo ameno, como sair de mulher nas Muquiranas corre o risco de ser preso ou levar tiro, pois nos últimos anos o bloco foi invadido por policiais civis e é um perigo, pois qualquer pisão nos pés das "meninas" pode degenerar num tiroteio digno do Álamo; tanto que os antigos foliões já se afastaram. Mas o Diabo ficou abestalhado mesmo foi quando de passagem para seu retiro espiritual numa praia longe, ter visto de relance que o "Filhos de Gandhy" está parecendo com "Os Mascarados". Liberou geral e virou um afoxé GLS, para bem de todos e de todas. O que se viu dentro do bloco, na Avenida, como nunca se viu, foram os casais machos trocando beijos e, de mãos dadas, indo na cadência. Não podia ser diferente. Lembre-se que se hoje o grande barato do carnaval é beijar na boca – e não vale a qualidade do beijo, mas a quantidade, quanto mais bocas serem beijadas melhor – o pessoal do Gandhy já fazia isso há tempos. Saiba que os colares que eles levam no pescoço, sempre foram objeto de troca. Cada colar dado é um beijo recebido. Se bem que tenho um amigo que saiu com mais de cinqüenta colares no pescoço e na volta para casa estava com 52 colares. Não soube explicar. O Diabo, em sua sanha para fugir do carnaval saiu pelo Campo Grande e viu, para vergonha dos baianos que estavam com visitantes, um diretor do Cheiro discutir em cima do trio, com o pessoal técnico, pois parece que o caminhão não dava para passar entre um praticável da Saltur e um posto policial, momentos antes da saída do bloco no domingo à tarde. O Diabo, entretanto, ficou satisfeito com o bloco Pinel que marcou presença no Corredor da Vitória. Seus componentes regaram todas as árvores do trajeto, fazendo xixi sem o menor constrangimento, mesmo com uma bateria de sanitários químicos a poucos metros. E quando no meio da avenida o Capiroto se defrontou com um bloco de evangélicos? Foi o que bastou para o Diabo se mandar de vez e enviar release para as redações de jornais dizendo que esqueçam a máxima que diz que "O Carnaval é invenção do Diabo/...Que Deus abençoou". Tô fora, exclamou e ainda assinou: Atenciosamente, Belzebu. |
El imponer la crucifixión es una elocuente advertencia a los cristianos. Es decirles: ¡Los clavaremos en su propio símbolo sagrado!
...