quarta-feira, maio 19, 2010

FICHA LIMPA APROVADA

Senado aprova por unanimidade Ficha Limpa, que segue para sanção de Lula

Uol Noticias

O Senado aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (18) o projeto Ficha Limpa, que impede o registro de candidaturas de políticos com condenação por crimes graves após decisão colegiada da Justiça (mais de um juiz). A inelegibilidade será de oito anos após o cumprimento da pena.
Como o Senado não mudou o projeto já aprovado pela Câmara dos Deputados na semana passada, o projeto segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Não há consenso, no entanto, para a aplicação da lei na eleição de outubro. Para alguns, caso o projeto seja sancionado por Lula antes das convenções que definem os candidatos, as regras podem ser aplicadas; outros parlamentares dizem que a proposta teria de ter sido aprovada em 2009 para poder valer neste ano.
O Ficha Lima é um projeto de iniciativa popular: recebeu 1,6 milhão de assinaturas e foi apresentado ao Congresso em setembro do ano passado.
Mais cedo, o presidente da República em exercício, José Alencar, defendeu a aprovação do projeto. "Tenho pedido para que votem [o Ficha Limpa], o Brasil precisa disso. Aliás, a impunidade não pode continuar no país, é preciso que haja rigor em todas as investigações e também no cumprimento da lei", disse Alencar.
* Com informações informações de Camila Campanerut, do UOL Notícias em Brasília

Do Blog Dois em Cena

Um comentário:

Esperança disse...

Alguns detalhes importantes sobre o Projeto Ficha Limpa e sobre o seu coordenador
http://poncheverde.blogspot.com/2010/05/alguns-detalhes-importantes-sobre-o.html

O coordenador do "Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral - Ficha Limpa", Chico Whitaker, é Francisco "Chico" Whitaker Ferreira. Seu perfil na Wikipedia informa que é um arquiteto, político e ativista social. Católico devoto e que se inspira na Teologia da Libertação (ah.... tá...) e que mantém laços estreitos com a Comissão Brasileira de Justiça e Paz, organismo ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (braço religioso do PT). Mas o que se destaca dessa biografia é que Chico Whitaker é um dos fundadores do PT. Foi vereador petista em São Paulo e atuou como líder do governo da então petista Luiza Erundina, como prefeita da capital paulista. Em 2006, desligou-se do PT. Atualmente faz parte do conselho consultivo do Wikileaks, além de ser sócio-fundador da ONG Transparência Brasil (aí está, a Transparência Brasil, que exibe na sua chefia um membro do clã petista Abramo, é outro brasço do PT).

Perguntinha interessante: onde andava Chico Whitaker quando explodiu o escândalo do Mensalão do PT? Não há nenhum registro de manifestação sua de repúdio a esta que foi a maior agressão ao Estado Democrático de Direito em toda a história da República no Brasil, e que foi orquestrada pela alta direção nacional do PT, com os mensaleiro José Dirceu, José Genoíno, Silvinho "Land Rover" Pereira e Marcelo Sereno à frente.

Ninguém viu, até agora, qualquer ação de Chico Whitaker denunciando o turbilhão de escândalos originados pelo PT, incluindo, além do Mensalão, dossiês dos Aloprados, dólares na cueca, Correios, cartões corporativos, Bancoop, etc..., ou seja, toda a sordidez que já manchou a história do Brasil e enoja os brasileiros de bem. Whitaker já anunciou a realização de uma caravana para festejar a promulgação da lei Ficha Limpa.

CONTINUA NO LINK ACIMA