quarta-feira, novembro 18, 2009

Aeroporto de Ilhéus pode voltar a operar ainda este ano

A Aeronáutica já concluiu os estudos e elaborou uma nova carta de aproximação para pouso noturno no aeroporto de Ilhéus, no sul do estado. A informação foi confirmada nesta terça-feira (17), durante reunião que teve a presença do governador Jaques Wagner, secretários de Governo, além de representantes das empresas aéreas.

A carta de aproximação é um documento que estabelece o caminho e os procedimentos que devem ser seguidos pelos pilotos no momento do pouso no aeroporto. Segundo o brigadeiro Ramon Cardoso, diretor do Departamento de Espaço Aéreo da Aeronáutica, o novo procedimento elimina as dificuldades causadas por obstáculos e garante a segurança para pouso visual à noite em Ilhéus. "A nova carta estabelece um ponto onde a aeronave desce por instrumentos a dois mil pés de altitude, a partir dali, havendo condição visual, o piloto completa o pouso, não havendo, ele tem toda a segurança para interromper o procedimento e arremeter", afirmou o brigadeiro.


Para elaborar a carta a Aeronáutica realiza testes com simuladores e depois com uma aeronave tripulada. "Inicialmente foi feito um novo traçado de pouso. Depois a aeronáutica enviou o grupo de inspeção e vôo, que é formado por pilotos treinados e com experiência nesse tipo de análise. Eles seguiram as indicações, aprovaram o procedimento e homologaram a nova carta", explicou o secretário de aviação civil do Ministério da Defesa, brigadeiro Jorge Godinho.

O documento será publicado no dia 17 de dezembro, quando começa a ter validade. Antes disso, ele é disponibilizado para as empresas aéreas a fim de que elas possam realizar análises, treinar os pilotos e retomar a operação de vôos de passageiros em aviões de grande porte a noite. "A região espera com muita ansiedade o retorno desses vôos. Nós, do Governo do Estado, temos feito tudo para colaborar e resolver o assunto", disse o governador Jaques Wagner durante a reunião. Ele ressaltou que a inauguração da estrada Camamu-Itacaré facilitou o acesso à região por Salvador, mas disse que o aeroporto é imprescindível.
Informações do Jornal da Mídia
Via Blog do Ricky

Nenhum comentário: