quarta-feira, novembro 11, 2009

Recadastramento Biométrico TSE

O que é biometria? 

A biometria é uma tecnologia que permite identificar uma pessoa por suas características biológicas únicas, ou seja, elementos corporais que tenham diferenças particulares como a íris, a retina, a impressão digital, a voz, o formato do rosto e o formato da mão.

A Justiça Eleitoral passou a utilizar essa tecnologia para identificar os eleitores por meio da impressão digital na hora da votação.

Em 2008, a tecnologia foi utilizada pela primeira vez nas eleições municipais como projeto piloto em três municípios: São João Batista (SC), Colorado do Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS).

Os eleitores de 43 municípios, totalizando 1.033.057, também serão identificados pelas impressões digitais nas eleições de 2010. Todos eles estão convocados pela Justiça Eleitoral para recadastramento obrigatório, com essa finalidade.

Área Responsável: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social (Asics)

Telefone: (61) 3316-3350
E-mail: ascom@tse.gov.br

O recadastramento

O recadastramento biométrico é obrigatório nas cidades onde, nas eleições de 2010, haverá pela primeira vez a identificação por meio das impressões digitais.

O recadastramento biométrico ocorre em conjunto com a revisão de eleitorado, dependendo de previsão orçamentária. Os municípios que passarão pelo recadastramento estão distribuídos em vários estados brasileiros e foram indicados pelos Tribunais Regionais Eleitorais.

A expectativa é que em oito anos todos os municípios do país tenham urnas com leitores biométricos.

A urna Biométrica

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, nas eleições de 2008, o sistema biométrico, no qual o eleitor é reconhecido pelas digitais. Por isso, ele tem sido chamado de urna biométrica.

No novo sistema, o votante é identificado por sua impressão digital e sua fotografia. Esta última é reproduzida na folha de votação que será manuseada pelo mesário. Além disso, não é mais necessário que o mesário habilite a urna e a libere para o eleitor votar. Será suficiente o simples registro da digital para o próprio eleitor liberar a urna para o voto.

Por que essa nova forma de identificação?

Porque ela é completamente segura. As impressões digitais são únicas. Dos mais de seis bilhões de habitantes do planeta, ninguém tem impressões digitais iguais às de outra pessoa.

A eleição com o uso da biometria conclui a informatização do processo eleitoral, de ponta a ponta, pois até agora somente a identificação do eleitor era manual. Assim, será eliminada qualquer possibilidade de erro nesta identificação.


UF MUNICÍPIO ZONA ELEITORAL

AL Rio Largo 15ª
AL Branquinha
AL Igaci 45ª
AL Quebrangulo 28ª
AL São Miguel dos Milagres 33ª
AL Coité do Nóia 22ª
AL Maribondo 43ª
AP Ferreira Gomes
BA Pojuca 200ª
CE Eusébio 66ª
ES Viana 47ª
ES Castelo
GO Hidrolândia 62ª
MA Paço do Lumiar 93ª
MA Raposa 93ª
MG São João Del Rei 256ª e 328ª
MG Pará de Minas 202ª
MG Curvelo 100ª
MG Ponte Nova 224ª
PB Pedras de Fogo 44ª
PB Cabedelo 57ª
PE Ilha de Itamaracá 131ª
PE Itapissuma 131ª
PE Rio Formoso 26ª
PE Tamandaré 26ª
PI Piracuruca 21ª
PR Balsa Nova 182ª
RN Macau 30ª
RN Guamaré 30ª
RN Caraúbas 36ª
RN Alexandria 41ª
RN Pilões 41ª
RN João Dias 41ª
RS Canoas 66ª, 134ª, 170ª e 171ª
SE Barra dos Coqueiros 36ª
SP Nuporanga 235ª
TO Pedro Afonso 23ª
TO Alvorada 14ª
TO Bom Jesus do Tocantins 23ª
TO Rio Sono 23ª
TO Talismã 14ª
TO Santa Maria do Tocantins 23ª
TO Figueiropólis 14ª
Total de municípios 43
Perguntas Freqüentes

Quais são as cidades que passarão pelo recadastramento?

Verifique aqui quais são os municípios onde a eleição vai ser pelo sistema biométrico de identificação.

Quando posso me recadastrar?

Cada cidade terá um período de recadastramento, devendo o eleitor estar atento à convocação da Justiça Eleitoral no seu município.

Que documentos devo levar para me recadastrar?

O eleitor deve comparecer ao local de recadastramento com o título de eleitor original, documento de identificação com foto e cópia do comprovante de endereço. Informe-se em seu município sobre outros documentos necessários.

Será a primeira vez que o eleitor vai ser identificado pelas impressões digitais?

Não. Nas eleições de 2008, essa forma de identificação já foi utilizada, com sucesso, em três cidades: São João Batista (SC), Fátima do Sul (MS) e Colorado do Oeste (RO).

E as cidades onde a identificação não será pelas impressões digitais?

Os eleitores continuarão a se identificar pela forma convencional até que a Justiça Eleitoral consiga estender a todo o país o sistema biométrico.

Recadastramento Biométrico Do TSE

Nenhum comentário: