quinta-feira, novembro 12, 2009

Na Bahia tem:Dengue em emergência- Meningite dentro da normalidade- Gripe A- 14 mortes

Prefeito de Itabuna decreta estado de emergência

 
O prefeito de Itabuna (a 426km de Salvador), Capitão Azevedo (DEM), decretou o estado de emergência no município na última terça-feia, 10. O motivo é o alto índice de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti detectado no município, que deixa a cidade vulnerável a uma epidemia de dengue no próximo verão.

O último levantamento feito na cidade constatou 10,9% de infestação, quase 11 vezes acima do limite de segurança estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 1 por cento. O estado de emergência é válido por 30 dias e pode ser prorrogado pelo mesmo período. Nesse tempo, o objetivo da prefeitura é atrair recursos dos governos federal e estadual para o combate à doença na cidade.
Desde janeiro deste ano, Itabuna teve 9 mortes por dengue e 15 mil casos da doença confirmados. Na última semana, porém, não foi registrado nenhum caso da doença no município
 
 
Uma criança de 4 anos morreu com suspeita de meningite meningocócica tipo C nesta quarta-feira, 11, no Hospital Couto Maia, em Salvador. Segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), o garoto deu entrada no hospital, em estado gravíssimo, por volta das 13h de terça, 10, e morreu às 15h desta quarta.
O menino já tinha sido levado pelos pais com dores no abdome ao Hospital Geral de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo a Sesab, o menino foi medicado por volta das 23h e liberado pela equipe médica.
Por volta das 4h, os pais levaram o garoto novamente ao hospital, onde ele ficou internado. Como sua situação não melhorou, o menino foi transferido para a capital baiana, onde faleceu
A Sesab explicou que a equipe médica do Hospital Couto Maia suspeita que possa se tratar de um caso de meningite por conta das manchas que o garoto apresentava na pele. Apesar disso, o menino não apresentava vômito, um dos sintomas da doença.
Casos - Este é o segundo caso de morte com suspeita de meningite na capital baiana este mês. No último dia 4, uma menina de 1 ano e 4 meses morreu com suspeita da doença no Centro de Saúde Hélio Machado, em Itapuã. 
Na região sul do Estado, foram confirmados dez casos de infecção por meningite C desde meados de outubro, nove dos quais em Porto Seguro. Seis pessoas morreram por causa da doença. A prefeitura da cidade, porém, afirmou que "a situação segue dentro da normalidade".
 

Mais dois casos suspeitos de gripe A foram confirmados na tarde desta quarta-feira, 11, pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Uma criança de 4 meses (sexo não informado pela Sesaba) e uma gestante de 18 anos, estão internados com os sintomas da doença nos Hospitais Roberto Santos e Otávio Magabeira, respectivamente. A Sesab não tem informações sobre a data de internação dos pacientes, mas informou que a gestante está na isolada na UTI do hospital.
Outras duas pessoas estão internadas com suspeita de gripe A em Feira de Santana. O caso mais grave é de uma mulher, de 33 anos, que está na UTI do Hospital Clériston Andrade. De acordo com a assessoria da Sesab, a mulher, que não teve o nome revelado, respira com ajuda de aparelhos. Ela está internada desde o último dia 4 e também está com suspeita de dengue.
O outro paciente sob suspeita é um homem, de 26 anos, também internado na mesma unidade. Ele apresenta febre e dor de cabeça, sintomas comuns de gripe A. No entanto, o paciente não viajou recentemente, de acordo com a assessoria da Sesab. Ele mora no município de Antônio Cardoso (a 150 quilômetros de Salvador).
Amostras de sangue dops dois pacientes foram enviadas para laboratório Adolfo Lutz, no Rio de Janeiro, para confirmar o diagnóstico. Não há previsão para divulgação dos resultados.

A Sesab contabiliza 206 casos confirmados de gripe A com 14 mortes na Bahia, desde o começo do ano.

Do A Tarde On Line

Nenhum comentário: