sexta-feira, agosto 29, 2008

POR BAIXO DAS TERRAS

ILMENITA DE VALENÇA-ITACARÉ – compreende mineralizações de placers de ilmenita, com rutilo, cianita e zirconita associados, relacionadas com cordões litorâneos localizados na região de Valença a Itacaré. Dez áreas de pesquisa de titularidade da CBPM distribuem-se numa área de 8.697,12 hectares.
 
Os trabalhos de pesquisa e avaliação mineral desenvolvidos pela CBPM na região dimensionaram depósitos de areias ilmeníticas que constituem uma reserva medida da ordem de 10,86 milhões de toneladas de minerais pesados. Em 1988 a CBPM privatizou parte das áreas desses depósitos, através de concorrência pública vencida pelo consórcio MKS, formado pela empresa brasileira Multquartz e pelas empresas japonesas Kawatetsu e Sumitomo. Este consórcio previa investir US$21 milhões para implantar um empreendimento mínero-industrial. Previa-se uma produção de 100 mil toneladas/ano de concentrados de ilmenita, rutilo e zirconita. A previsão de receita bruta anual seria da ordem de US$9,4 milhões.
 
A evolução desfavorável das condições de mercado dos concentrados dos minerais a serem produzidos, assim como a crescente intensificação das restrições ambientais, têm retardado a implantação do empreendimento. Na atualidade a CBPM desenvolve ações para superar problemas e limitações de gestão ambiental.
 
 

Nenhum comentário: