segunda-feira, abril 06, 2009

Crônica da morte anunciada _ Dengue em Itabuna

Ministro diz que epidemia era esperada

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que a epidemia de dengue em Itabuna já era esperada pelo governo federal desde o final do ano passado. A declaração foi neste domingo, durante o lançamento do Plano Nacional da Atividade Física, no Rio de Janeiro. Itabuna é a campeã de mortes pela doença na Bahia, nem todas de moradores da cidade. São oito mortes confirmadas e cinco em análise. "O que houve ali foi uma crônica da morte anunciada. A prefeitura recebeu alertas durante as eleições, mas as atividades de contenção do avanço do mosquito aedes aegypit foram interrompidas".O ministro explicou que o sistema de controle foi desestruturado pelo ex-prefeito Fernando Gomes. "O processo eleitoral lá parou o trabalho de combate ao vetor. Quando a nova administração entrou, era tarde demais". Temporão disse que, diante da crise, seu ministério aumentou o repasse das verbas em R$ 9,5 milhões para a gestão de Azevedo (DEM), capacitou profissionais e fez parcerias com médicos das Forças Armadas. Do A Região

...

Jogos políticos e eleitorais em campanhas que trazem doenças e morte. Um Ministério que diz que a epidemia já era esperada, que tinha conhecimento que o sistema de controle estava desestruturado. Dizer que fulano prefeito do Partido X não cumpriu com suas obrigações não ressuscitará os mortos nem aliviará as dores. Os da Nova Administração não alertaram o M.S neste período?

Isto não é Vergonha! É CRIME!

Dengue -Coloque em pesquisa neste Blog

Os que vão responder pela Dengue Há quatro tipos de vírus da Dengue. Quais voam pela Bahia?

Video da FIOCRUZ Conheça o Mosquito, as larvas

Febre Amarela x Dengue Dengue e Meningite na Bahia Prevenção: Dengue e agora? Dengue

SINTOMAS

A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.

Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.

- Dengue Hemorrágica
A Dengue Hemorrágica é uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

ATENÇÃO PROBIDO Ácido Acetilsalicílico
Sempre que houver suspeita de dengue, deve-se evitar a ingestão do ácido acetilsalicílico, presente em antiinflamatórios e analgésicos como a aspirina. Isso porque o ácido altera a coagulação do sangue, favorecendo o aparecimento ou a intensificação de hemorragias. Pessoas com suspeita de dengue, clássica ou hemorrágica, devem procurar assistência médica o mais rápido possível e, em caso de ingestão acidental de medicamentos com o ácido acetilsalicílico na fórmula, informar o médico sobre o fato.

Nenhum comentário: