segunda-feira, julho 06, 2009

A desilusão brasileira de Diogo Vaz Guedes do WARAPURU em Itacaré

Warapuru, o primeiro hotel de seis estrelas do Brasil idealizado e criado por Diogo Vaz Guedes, afinal já não vai fazer parte da marca Aquapura, fundada pelo empresário.

Miguel Simões de Almeida, co-fundador da marca turística, confirmou ao DN que a Aquapura não vai ser a entidade gestora do Warapuru. "O Warapuru vai seguir o seu caminho, que será diferente do caminho da Aquapura", disse. O problema é que o caminho do Warapuru está cada vez mais indefinido. Em Fevereiro de 2007, o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) mandou parar as obras do resort durante um ano e meio.

Na altura já Diogo Vaz Guedes tinha enterrado 30 milhões de euros no projecto megalómano desenhado por Anouska Hempel, a famosa designer de interiores inglesa responsável pelos hotéis Blakes, Amesterdão, e The Hempel, em Londres. Quando finalmente o Supremo Tribunal deu razão a Vaz Guedes e o embargo foi levantado, o empresário português não quis avançar sozinho e as obras permaneceram paralisadas. Foi então que surgiu a hipótese de o Warapuru se transformar em Aquapura Itacaré. Parecia a solução perfeita: a Aquapura tinha já uma estrutura montada e um portfólio consistente. Acrescia o facto de nesse ano as perspectivas de negócio serem ainda positivas. A empresa tinha anunciado até 2010 uma facturação de 60 milhões de euros e investimentos de 200 milhões até 2018. Entretanto, o programa de investimentos do grupo foi reavaliado, as obras do Warapuru continuam paradas, e a Aquapura saiu fora da jogada.

Como o DN noticiou, Vaz Guedes procura salvar a situação do resort Warapuru com outra parceria, possivelmente um banco, que deseje partilhar o investimento necessário para a conclusão do projecto. "Até ao final deste ano as obras devem ser retomadas e no espaço de um ano o hotel será inaugurado", assegurou ao DN João Vaz Guedes, irmão do antigo presidente da Somague. A inauguração do empreendimento, inicialmente prevista para 2007, deverá saltar para 2010.

Considerado pelo New York Times como um dos melhores hotéis de luxo do futuro, o Warapuru foi idealizado para se destacar entre os melhores: 40 bungalôs com piscina privativa e mordomo 24 horas por dia, mais 17 villas que serão comercializadas como casas de férias. Um luxo inspirado nos melhores hotéis do Oriente que tão cedo não vê a luz do dia.

Do DN
...


A desilusão brasileira de Diogo Vaz Guedes
http://dn.sapo.pt/bolsa/interior.aspx?content_id=1260449

Nenhum comentário: