terça-feira, agosto 05, 2008

Equador em Itacaré

Minissérie portuguesa "Equador" é filmada no Vale do Paraíba

Depois de gravar no interior da Bahia, equipe da TVI filma em fazendas de café da região sudeste do Brasil.

Da Redação

Rio de Janeiro – Com o apoio de uma produtora carioca, começa neste mês a segunda etapa de gravação da minissérie portuguesa "Equador", baseada no best-seller homônimo do lisboeta Miguel de Sousa Tavares, que vendeu 200 mil exemplares no Brasil.

O cenário histórico das fazendas do café do Vale do Paraíba vai se transformar no arquipélago de São Tomé e Príncipe (Golfo da Guiné), grande exportador de cacau para a Europa até o século 19 e cenário da história.

Previstas para durar 30 dias, as gravações terão a participação de cerca de 40 atores que integram o elenco da superprodução da TVI, canal português independente criado nos anos 90 que conquistou o primeiro lugar em audiência no país investindo em teledramaturgia. A estréia da minissérie está prevista para fevereiro. O elenco reúne estrelas da TV e do cinema de Portugal, como Maria João Bastos, Paulo Pires, Alexandra Lencastre, Luis Felipe Duarte e Rui de Carvalho.

De acordo com Leonardo Edde, sócio da produtora brasileira, as cenas seriam rodadas em São Tomé, cenário do livro, mas a falta de infra-estrutura não permitiu a execução. "Enviamos um plano de gravações, pesquisamos locações e acabamos conquistando a produção para o Brasil. O mercado internacional, principalmente o de Portugal, que é próximo da gente, ainda é pouco explorado pelas produtoras brasileiras", afirma Leonardo.

A série tem 26 capítulos e elenco de 100 atores. Parte dos episódios foi gravada na Índia e em Portugal. "Equador" marca a estréia de Sousa Tavares na ficção e é ambientado no século 19, fim da monarquia portuguesa. A narrativa está centrada na vida de Luís Bernardo Valença, um "bon vivant" que recebe do rei dom Carlos a proposta de ser governador de uma colônia, São Tomé e Príncipe. Na ilha, encontra o amor. No contexto político, mostra como Portugal queria provar à Inglaterra que não havia mais escravidão nas fazendas de cacau, a fim de evitar o embargo das exportações.

No Brasil, os produtores procuraram lugares preservados, fiéis à época, tanto na arquitetura interna e externa como nas paisagens. As gravações começaram em junho pelo município de Cachoeira, a 110 quilômetros de Salvador. A antiga Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto de Cachoeira é uma das cidades mais emblemáticas do Recôncavo baiano, com um rico património religioso e civil dos séculos XVII e XVIII, resultante da sua ligação a uma importante fase histórica da economia da Bahia.

A pequena cidade de Cachoeira foi o cenário de dois grandes eventos: a chegada de 'Luís Bernardo' e a visita do príncipe D. Luís Filipe (Pedro Granger), herdeiro ao trono de Portugal. As cenas tiveram a participação de cinco mil figurantes brasileiros que atuaram ainda na representação de um baile de recepção ao governador com senhores da terra e nobres e ricos. As filmagens aconteceram também em Itacaré, perto de Ilhéus, no sul do estado da Bahia.

No Rio de Janeiro, as locações se concentram em fazendas centenárias de municípios como Rio das Flores, Valença, Barra do Piraí e Bananal (município do estado de São Paulo, vizinho a Barra Mansa-RJ).

"Equador" tem direção do brasileiro radicado em Portugal André Cerqueira, à frente de sucessos como "Morangos com açúcar" (também exibido no Brasil) e outras novelas da TVI. Cerqueira é dono da empresa responsável pelas gravações em Portugal, a Plano 6, da qual a Urca Filmes é parceira. A veiculação de "Equador" já está sendo negociada para outros países, entre eles o Brasil. As informações são da assessoria da Urca Filmes.

Nenhum comentário: