terça-feira, outubro 07, 2008

Aeroporto de Ilhéus pode ter vôos de volta

Aeroporto de Ilhéus pode ter vôos de volta ainda neste ano, segundo informou o prefeito de Ilhéus, Newton Silva, ao secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli. aeroporto
      Segundo o prefeito, as últimas duas restrições impostas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) já estão sendo solucionadas e dentro de alguns dias o Aeroporto de Ilhéus poderá voltar a funcionar normalmente, inclusive para vôos noturnos.
      "Dentro dos próximos 8 dias esta questão estará solucionada de vez", afirmou Silva. Ele diz que dos 65 problemas listados pela ANAC 63 foram completamente solucionados, restando apenas a demolição do último andar do Hotel Opaba e a cobertura da Casa Amarela.
      O prefeito diz que o proprietário do hotel, Ednei Espírito Santo, já foi citado pela Prefeitura e a Infraero, concordando com as exigências. "Engenheiros do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA) e da prefeitura visitaram o hotel".
      Eles definiram como serão efetuadas as demolições. "Já retiramos um pára-raios, algumas paredes, antenas e rebaixamos a altura do prédio. Falta a Prefeitura e o poder judiciário definirem a intervenção na Casa Amarela, já que o dono não foi localizado".
      Ação do Estado
      O secretário Leonelli destacou as ações realizadas por Eva Chiavon, da Casa Civil do governo Jaques Wagner, junto à ANAC, que muito contribuíram para acelerar o processo na busca de uma solução consensual.
      "Quero destacar a importante participação do ministro Luiz Barreto, que ligou para o Ministro da Defesa, Nélson Jobim, e para o presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, externando a preocupação de todo o setor quanto ao Aeroporto de Ilhéus".
      O presidente do grupo Invest Tur, José Romeu Ferraz Neto, chegou a encaminhar correspondência ao secretário Leonelli externando preocupação quanto a uma solução para o funcionamento normal do Aeroporto Jorge Amado.
      "A decisão da ANAC em restringir, desde setembro, os vôos na área afetou o turismo em Itacaré, onde está instalado o Txai Resort. Ele é um dos empreendimentos da Invest Tur, criada para investir no setor imobiliário turístico brasileiro", diz Ferraz Neto.
      Ainda segundo Leonelli, a solução para o Aeroporto de Ilhéus mobilizou tanto a Prefeitura da cidade como a regional da Infraero, as empresas da região e também o Fórum Permanente de Defesa de Ilhéus.
      "Estive em Ilhéus várias vezes, desde a primeira reunião realizada logo após a restrição parcial aos vôos. Juntamente com o governador Wagner nos empenhamos para atender todas as exigências e recomendações da ANAC. Acredito que estamos próximos de um final feliz".


http://www2.uol.com.br/aregiao/ilheus.htm

Nenhum comentário: