domingo, março 29, 2009

Crimes na saúde continuam em Itabuna

Inspeção flagra falta de médico em Itabuna

 

Assista ao vídeo desta matéria

foto: tv bahia
'Isso aqui é falsidade', diz promotor de justiça sobre folhas de ponto

Em plena epidemia de dengue em Itabuna, no sul do estado, um flagrante de desrespeito à população. Durante uma vistoria feita por representantes do Ministério Público e de outros órgãos em um posto de saúde, nenhum médico foi encontrado. Mas o ponto de presença dos profissionais está assinado até o fim do mês.

A visita ao posto de saúde na periferia de Itabuna foi de surpresa. O promotor de justiça Clodoaldo Anunciação e representantes do Ministério Público do Trabalho e do Conselho Regional de Enfermagem, além de outros órgãos, encontraram várias irregularidades. 'Sentimos falta de ácool, éter', afirma Isabel Piton, do Conselho Regional de Enfermagem.

Além disso, a infração mais grave: várias folhas de ponto assinadas por médicos e outros profissionais até o fim de março, mas na hora da visita, não havia nenhum médico no posto.

'Isso aqui é falsidade. Está dizendo que compareceu sem comparecer. Está antecipando um comparecimento e ele nem está aqui. Isso é crime contra a comunidade', diz o promotor Clodoaldo Anunciação.

A descoberta feita durante a vistoria confirmou a denúncia que o Ministério Público fez na última terça-feira (24), de que médicos estariam trabalhando menos do que deveriam um prejuízo para a população, que enfrenta uma epidemia de dengue no município.

'Eu peço a todos os servidores e a população que fiquem atentos a isso. Se tiver outras situações que encaminhe denúncia para os Ministérios Públicos', orienta a procuradora de Ministério Público do Trabalho, Elisiane dos Santos.

O Ministério Público apreendeu uma das folhas de ponto e vai abrir inquérito. O prefeito de Itabuna, Nilton Azevedo, não quis gravar entrevista, mas informou que vai abrir sindicância para apurar as denúncias.

do Ibahia +  e no Pimenta na Muqueca +

...
Agradecemos a fiscalização deste crime no momento que o Sul da Bahia encontra-se em surto epidêmico
 
Sugestão: Que seja obrigatória na rede de saúde a folha de ponto em lugar visível para a população, datada e assinada pelo responsavel do setor, de preferência em vitrine com cadeado.

Nenhum comentário: