terça-feira, março 10, 2009

Esclarecendo para preservar a PM

‘REVOLTA’ NA CASERNA
Do Política Livre
A divulgação no YouTube de imagens da prisão do coronel Jorge Santana, ex-comandante geral da PM detido na semana passada na Operação Nêmesis, que apura fraude em licitação para fornecimento à PM, elevou ainda mais a temperatura na cúpula do corporação, onde se avalia que houve “grotesca espetacularização” do procedimento policial, executado pela secretaria estadual de Segurança Pública.
As imagens disponíveis no YouTube, revelando o roteiro completo do trajeto dos empresários envolvidos na fraude no dia da prisão e que culminaram com a detenção do coronel Santana, logo em seguida, foram disponibilizadas pelo governo do Estado e fazem parte de uma reportagem veiculada por A Tarde News, canal de televisão do site do jornal A Tarde na internet.
Informes chegados há pouco ao Política Livre dão conta de que recrudesceu nas últimas horas a pressão sobre o atual comandante da PM, Nilton Mascarenhas, para que assuma uma posição pública contra as “humilhações” sofridas por Santana que, além de ter sido algemado, teria sido obrigado a chamar o tempo todo de “senhor” o delegado que efetuou as prisões. Em sua coluna Tempo Presente de hoje, A Tarde informa que seria delicada a situação do comandante-geral. (ver abaixo)
Uma fonte da PM com que o Política Livre falou hoje pela manhã informou que a situação ainda permanece sob controle na corporação, porque não se sabe até que ponto “o processo de execração pública” a que foi submetido o coronel Santana seria fruto de uma rivalidade histórica com a Polícia Civil, acirrada recentemente depois de desentendimentos entre um major e um delegado no Carnaval.
Ele antecipou, entretanto, que, se não forem percebidos sinais claros do governo no sentido de preservar a instituição PM e evitar “a condenação pública” antecipada de um de seus líderes, pode haver reação com risco de evolução para uma posição de enfrentamento contra a condução de toda a operação. “O ânimo na tropa é o pior possível, mas o governo vai dizer como pretende ser tratado”, disse a fonte.
Do Pimenta na Muqueca com video

Nenhum comentário: