quarta-feira, março 11, 2009

Pelos ares para combater a epidemia da Dengue

Itabuna (BA) - Helicóptero chega para ajudar a combater a dengue.

Já se encontra na pista do velho aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho o helicóptero que será utilizado para a localização de potenciais focos do mosquito Aedes aegypti em Itabuna. Segundo a prefeitura, a aeronave cedida pela Sesab fará o monitoramento de criadouros ainda não identificados pela Vigilância Epidemiológica.

Em terra, a grande dificuldade da Secretaria Municipal da Saúde está sendo a contratação dos médicos para reforçar o atendimento dos pacientes nas unidades de saúde. A Prefeitura deseja contratar 51 médicos e 86 técnicos de enfermagem, mas no caso dos profissionais de medicina há pouca oferta de mão-de-obra e o próprio presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jaime Nascimento, acredita que o governo não encontrará moleza nessa empreitada.

Mais de 2.900 casos de dengue clássica e 74 com sintomas da fase hemorrágica, com dez mortes, já foram registrados. Ontem, o secretário de Saúde de Itabuna Antônio Vieira, responsabilizou a gestão passada pela situação em que o município se encontra.

Não se pode também esquecer a responsabilidade da população, que é grande nessa epidemia. É impressionante, mas com a situação do jeito que está ainda tem um sem número de residências em Itabuna com caixas d'água destampadas, entre outros potenciais focos de reprodução do mosquito da dengue em quintais, telhados e terrenos baldios. Isso em bairros de gente supostamente bem informada, como Conceição, Pontalzinho e o próprio centro da cidade.

Nenhum comentário: