terça-feira, maio 19, 2009

China

"O plano de ação nacional para os direitos humanos promete, entre outras coisas, uma melhor proteção legal e mais direitos políticos. Reconhece que a China continua enfrentando muitos desafios e espera um longo caminho em seus esforços para melhorar a situação dos direitos humanos", afirma a agência oficial Xinhua (Nova China).
"O governo chinês dá prioridade à proteção dos direitos do povo, à subsistência e ao desenvolvimento. Garante legalmente os direitos de todos a uma participação igualitária e ao desenvolvimento", completa o texto.
A China é muito criticada pelas organizações de defesa dos direitos humanos. O plano foi publicado menos de dois meses antes do 20º aniversário da repressão violenta das manifestações por democracia na praça Tiananmen (praça da Paz Celestial).
Ultimo Segundo
...

 
 

 

Tráfico

 

Actualmente, as redes transnacionais de migração de mulheres têm por objectivo assegurar a descendência e evitar uma ruptura na linhagem familiar.Na China e na Índia, principalmente, o tráfico de mulheres faz com que estas representem apenas um bem de consumo.

 

"Durante oito inesquecíveis anos, a jornalista Xinran apresentou na China um programa de rádio em que muitas mulheres falavam de si próprias e da sua vida. «Palavras na Brisa Nocturna», assim se chamava, rapidamente se tornou no mais famoso programa de rádio chinês. Nele se revelava o que significa ser mulher na China de hoje. Nesta primeira obra impressionante, Xinran revela as muitas formas como foi obrigada a contornar o sistema e dá voz a todas as mulheres chinesas, independentemente do seu estrato social. Este é um livro que começa onde «Cisnes Selvagens» de Jung Chang terminou: a vida das mulheres chinesas depois de Mao."
A propósito da situação da mulher, a Agência Xinhua revela que Noventa milhões de mulheres casadas na China são vítimas de violência doméstica... (Lusa)

Do sinico

Nenhum comentário: