terça-feira, maio 05, 2009

Segurança nos estádios : Futebol e Eventos

Estádios comportam em média 50.000 pessoas nos eventos esportivos, musicais, religiosos,etc. Em relação ao futebol vemos semanalmente o que acontece com brigas entre torcidas, nas próprias torcidas,entre os jogadores em campo e manifestações violentas inclusive entre seus dirigentes.
Em recente Decreto  le-se que será obrigatória a apresentação de quatro laudos: de segurança, de engenharia, de proteção contra incêndios e de condições sanitárias, alem de uma série de penalidades para baderneiros.
 
Porém a imagem de um estádio lotado não é tranquilizadora.Como evitar uma tragédia em caso de pânico? Como evacuar o estádio sem mortos e feridos?O público é informado em relação as vias de saída e como faze-lo sem atropelos?Que tipo de orientação o público dos estádios recebe para sua segurança no início destes eventos?
 
 segurança activa, que corresponde às medidas e precauções a tomar pelos organizadores do jogo e pelas forças policiais, tanto no interior como no exterior do estádio. Incluem-se neste âmbito o controle das entradas, a separação dos adeptos das duas equipes, a gestão dos serviços de segurança e a organização dos primeiros socorros;
 segurança passiva, que depende das infraestruturas do estádio (se o recinto foi bem construído, de forma a permitir a evacuação do público e a evitar uma tragédia em caso de pânico, se existem defeitos que possam tornar-se armadilhas para o público e se há meios de prevenção e combate a incêndios
 
 

Nenhum comentário: