domingo, novembro 23, 2008

HOLOMODOR

Holomodor, termo que significa em ucraniano "matar pela fome", e designa o Holocausto Ucraniano, ocorrido nos anos de 1932 e 1933.

82% da população da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas vivia da agricultura. Foi obrigada, por meio de repressão violentíssima, a entregar as suas propriedades ao Estado e a integrar as explorações agrícolas colectivas e estatais, segundo as normativas emitidas pelo poder central. A reacção de muitos agricultores contra a ditadura soviética - que consideravam um novo feudalismo - desencadeou uma reacção brutal do poder central, que teve o seu expoente máximo na Ucrânia.

Como não fossem sufientes as condenações a 10 anos de trabalho forçado, e a pena capital, para aqueles que o Estado considerava "subversivos", por não concordarem em perder a liberdade e trabalhar quase gratuitamente, a Grande Fome foi estrategicamente pensada para atingir objectivos de eliminação da população ucraniana.

Em contraste com a propaganda do regime, que apresentava o novo modelo como um paraíso terrestre (ver cartaz) s pessoas definhavam e morriam, numa agonia lenta.

Trata-se de um genocídio que tem sido obstinadamente escondido e negado, e que merece o mesmo destaque do Holocausto Judaico. Ambos nos lembram que a LIBERDADE é o mais precioso dos bens.

Neve, chuva , umbrelas negras, o  entardecer dando lugar à noite  , milhares de ucranianos com velas que iluminavam e cartazes que clamavam , desenhando  um cenário místico  para a solenidade de orações e lembrança histórica  , no belíssimo Memorial  , onde  foi inaugurado solenemente o Monumento às vítimas do Holodomor. 
Os olhos da história , a memória da consciência universal , a inteligência dos povos ,serão sempre a garantia  da proclamação dos direitos humanos e da condenação implacável da brutalidade.  Que os líderes de todas as Nações se pronunciem ! Direitos Humanos e liberdades democráticas não tem fronteiras !

 

Naquele ano ,1932/33, os camponeses ucranianos colheram 12 milhões de toneladas de grãos.  Necessitavam de 10 milhões para sua sobrevivência.
Morreram de fome. O Regime de Stálin confiscou e exportou.
Hoje, 75 anos depois,  no palco do Teatro Nacional em Kiev, atores encenavam a tragédia. Policiais truculentos invadiam e destruiam. Crianças ,mulheres ,idosos, todos enfim , eram obrigados a visitar a morte pela fome.

Interrompem o espetáculo teatral e chamam ao palco uma senhora em cujo rosto  as marcas do tempo denunciam: veio de longe . É a sobrevivente.
Conta como sua família foi dizimada e emociona a todos. Ela conheceu a tragédia, uma das maiores da história da humanidade.

...
MENSAGEM DE SUA SANTIDADE JOÃO PAULO II
NO 70° ANIVERSÁRIO DO
«HOLOMODOR»
 
A experiência daquela tragédia deve guiar hoje os sentimentos e as acções do povo ucraniano para perspectivas de concórdia e de cooperação. Infelizmente, a ideologia comunista contribuiu para aprofundar as divisões também no âmbito da vida social e religiosa. É preciso comprometer-se para uma pacificação sincera e efectiva:  desta forma, podem ser adequadamente honradas as vítimas pertencentes a toda a família ucraniana.

O sentimento cristão do sufrágio por todos os que morreram por causa de um desatinado desígnio homicida deve ser acompanhado pela vontade de edificar uma sociedade onde o bem comum, a lei natural, a justiça para todos e o direito do povo sejam guias constantes para uma eficaz renovação dos corações e das mentes de quantos se sentem honrados de pertencer ao povo ucraniano. Desta forma, a memória dos acontecimentos do passado tornar-se-á fonte de inspiração para a geração de hoje e para as vindouras.

Durante a inesquecível viagem que fiz à vossa Pátria há dois anos, ao mencionar o período funesto vivido pela Ucrânia há setenta anos, recordei "os anos terríveis da ditadura soviética e a duríssima penúria dos inícios dos anos 30, quando o vosso País, "celeiro da Europa", não conseguia mais dar de comer aos seus próprios filhos, que então morreram em número de milhões"
 
E leia mais e mais em :
 
 
 
...buscar apoio internacional para que se reconheça na próxima Assembléia Geral da ONU, como genocídio, a morte pela fome de cerca de 10 milhões de seres humanos, durante o regime stalinista. Holodomor é o nome dado a essa tragédia. 

Nenhum comentário: