sábado, novembro 29, 2008

Camarão com vírus

Vírus atinge pescado de Canavieiras

Quatro fazendas de Canavieiras estão com a produção de camarão afetada por um vírus conhecido como 'mancha-branca', que causa a morte do pescado e deixa pontos descolorados na carapaça do animal. A conclusão é de um exame realizado em 12 fazendas de criação de camarão do município.

Segundo André Zapelini, presidente da Associação de Criadores de Camarão de Canavieiras, o vírus já impactou em mais de R$ 1 milhão na produção. A doença não pode ser combatida, e a única solução é conviver com ela. O vírus, que é disseminado por corrente marítima, já afetou a pesca no estado de Santa Catarina, além de Equador, México e países da Ásia.

Técnicos garantem que não há risco para o consumidor. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) embargou as fazendas e só reabrirá após a adoção de medidas de biossegurança, apesar dos técnicos garantirem que não há riscos para o consumidor. Em Canavieiras, a atividade pesqueira é uma das que mais geram emprego - são mais de 300 empregos diretos e outros 300 indiretos.
Fonte O Tabuleiro

Nenhum comentário: