segunda-feira, setembro 08, 2008

Para entender como são as Sentenças na Bahia

Nesta sexta-feira, 5, com a denúncia de mais dois suspeitos - os advogados Orlando Imbassahy da Silva Filho e Abílio Freire de Miranda Neto - deram mais um capítulo à Operação Janus. A denúncia do MP contra os advogados foi acatada pela Justiça. Miranda Neto é coordenador da Organização de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia e ex-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados (OAB-BA).

Entenda o caso - A investigação do Ministério Público (MP), que já resultou em nove pedidos de prisão preventiva, com seis detidos por suposta venda de sentenças do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) já envolveu, inclusive, um desembargador (cujo nome vem sendo mantido em sigilo em respeito a dispositivo constitucional) e seu filho.

A juíza Liz Rezende de Andrade, da 2ª Vara Especializada Criminal, quebrou o sigilo judicial do processo relativo à Janus (com exceção dos diálogos das escutas telefônicas) e determinou que cópia de parte dos autos fossem encaminhadas à presidente do TJ-BA, desembargadora Sílvia Zarif, e para o procurador-geral de Justiça, Lidivaldo Reaiche de Britto, para que ambos apurem, por meio de suas corregedorias, respectivamente, o suposto envolvimento de juízes e promotores nos crimes perpetrados pela organização crimininosa supostamente liderada pelos advogados Abdon Antônio Abbade dos Reis, 45 anos, e o sócio Cláudio Braga Mota, 34, com prisões decretadas e foragidos. (Com informação da BandNews FM)

--

Foragidos desde os último dia 8 de agosto, dois advogados acusados na 'Operação Janus' se entregaram ontem (01) à polícia. Eles estão no 12º Batalhão da Polícia Militar. Gevaldo da Silva Pinto Júnior, 37 anos, e Alexandre José Cruz Britto, 30 anos, estão sendo investigados pelo esquema de vendas de sentenças do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Três suspeitos continuam foragidos, Abdon Antonio Abbade dos Reis, 45 anos, suposto mentor da organização, Cláudio Braga Mota, 34 anos, e Eliane Ferreira Luna, 52 anos.

-

Um dos advogados acusados de participação em um esquema de fraude em sentenças no tribunal de Justiça da Bahia se apresentou ontem (7) à polícia. O advogado criminalista Abdon Abade, que estava foragido desde o início da operação Janus, compareceu pela noite no 12º Batalhão da Polícia Militar (Camaçari) onde se encontra preso, de acordo com informações do Comando de Policiamento Regional Metropolitano de Salvador (CPRMS) 

Foi realizado um pedido de habeas corpus para o acusado e o julgamento do pedido será realizado na próxima quinta-feira (11), no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília.

Redação CORREIO

http://www.correiodabahia.com.br/noticias/noticia.asp?codigo=1999&mdl=29

Juíza acata denúncia contra dois advogados

Jornal A TARDE

A juíza Liz de Andrade, da 2ª Vara Criminal, aceitou denúncia contra mais dois advogados - Orlando Imbassahy da Silva Filho e Abílio Freire de Miranda Neto -, suspeitos de participarem de esquema de venda de sentenças, desbaratado pela Operação Janus. Imbassahy disse que a denúncia deve-se ao seu "envolvimento acidental" com Olegário Sena e Eliane Luna, que tiveram prisões decretadas. Miranda não foi encontrado

http://www.atarde.com.br/jornalatarde/capa/noticia.jsf?id=954802

Operação Janus

Matéria do jornal A Tarde conta detalhes do andamento da Operação Janus, que prendeu vários advogados em Salvador/BA. Segundo a reportagem, nas escutas os interlocutores citam juízes e desembargadores como conhecedores e colaboradores das manipulações envolvendo litígios milionários e honorários de até R$1 milhão de reais.

http://www.migalhas.com.br/arquivo_artigo/art20080903-2.pdf

///////
" Para nós, EM JUÍZO  nos ameaçam com termos como" XILINDRÓ " , espero que usem os mesmo termos com seus colegas de Direito quando e se forem investigados"

Nenhum comentário: