Moradores do distrito de Taboquinhas, em Itacaré, foram às ruas no domingo (7) para protestar contra a construção de uma barragem no Rio de Contas para a instalação de uma hidrelétrica.
O Rio de Contas é fonte de renda para quem vive da pesca do robalo, acari, pitú e da coruca, um pescado raro que só vive nestas corredeiras. Há alguns dias, a notícia de que uma hidrelétrica pode ser implantada na região dividiu opiniões na comunidade de Taboquinhas. Parte dos moradores acredita que os danos para o meio ambiente serão grandes. Outros defendem a chegada do empreendimento.
Moradores e empresários locais usaram faixas e cartazes durante a manifestação contra a construção da hidréletrica. A obra ainda não começou e, por enquanto, a empresa que tem a intenção de construir a barragem está fazendo estudos na área.
No próximo dia 16, os representantes da obra vão se reunir com os moradores de Taboquinhas para explicar o projeto.
http://ibahia.globo.com:80/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=185739&id_secao=31
Os estudos preliminares de viabilidade do projeto de construção da barragem PCH - Pequenas Centrais Hidrelétricas é uma obra do governo federal já aprovada pela ANEEL, desde 13 de maio de 2002. O levantamento topográfico de campo para confirmar as áreas abrangidas e as interferências com a barragem está sendo realizado pela EMPA-Engenharia e serão apresentados e discutidos o projeto já existente, com as comunidades e entidades ambientalistas de Taboquinhas e região no próximo dia 16 de Setembro" (Tribuna da região, pg 09 15/08 à 25/09/08)
Saiba mais
Sobre a já existente Barragem da Pedra, situada no Rio de Contas, BA.
http://www.hidro.ufcg.edu.br/lab2.html
Aneel
78 Ministério de Minas e Energia N. 2167
www.aneel.gov.br/aplicacoes/consulta_publica/
http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/consulta_publica/documentos/despacho_2167_09_06_2008.pdf
EXU 26107000 TABOQUINHA RURAL ...... Usina hidroelétrica típica com uma energia assegurada correspondente a um fator de. capacidade de 55%. ...
www.aneel.gov.br/aplicacoes/audiencia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário