quarta-feira, novembro 05, 2008

Dengue na Bahia!

Itabuna caminha para bater o seu recorde negativo em índice de infestação predial da dengue no próximo verão. Os números do Levantamento de Índices Rápidos de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) deste ano estão sendo fechados hoje.

O percentual de casas com presença de focos do mosquito ficará entre 16% e 17%, segundo informação obtida com exclusividade pelo Pimenta. É similar ao registrado em 2006, quando a cidade foi campeã nacional ao atingir índice de infestação de 17%.

Este percentual significa que, de cada 100 casas visitadas, 17 apresentam focos do mosquito, o que é dezessete vezes maior que o aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) - 1%. O levantamento é feito pelo município, sob acompanhamento e supervisão do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

Em Ilhéus, o LIRAa foi fechado na última sexta-feira e apontou índice de infestação de 2,9%. Apesar de muito mais baixo do que o registrado em Itabuna e fora da área de surto epidêmico, o percentual é quase duas vezes maior que o aceitável pela OMS.

Demissão - No final do mês passado, o coordenador municipal da dengue em Itabuna, Roberto Góes, foi demitido, sob a acusação de ser lento nas medidas de controle do mosquito transmissor da doença. Técnicos afirmam que, na verdade, faltam condições de trabalho e material para os agentes.

A dengue assusta também todo o estado, na lista dos 12 que podem enfrentar epidemia da doença neste verão. Clique aqui e confira como ajudar no combate ao mosquito.

Do Pimenta na Muqueca

Brasil Unido contra a Dengue

 

 

Nenhum comentário: