quarta-feira, agosto 06, 2008

O exemplo de Joanna

O exemplo de Joanna

Ao marcar 4m44s66 na prova dos 400 metros quatro estilos do Troféu Maria Lenk, em maio, no Rio de Janeiro, a nadadora Joanna Maranhão, de 21 anos, pôs para fora toda a angústia de um ano conturbado por problemas pessoais. Chorou na piscina e emocionou a multidão presente na competição.

Foi um ano atribulado para a atleta pernambucana. Apontada como a grande revelação da natação brasileira ao se classificar para a final da mesma prova nas Olimpíadas de Atenas em 2004, Joanna viu seu rendimento cair bruscamente depois dos Jogos. No início deste ano, poucos acreditavam que ela conseguiria uma vaga para Pequim. O que ninguém sabia era do turbilhão de sentimentos na cabeça da nadadora.

Tudo ficou mais claro em fevereiro, quando Joanna decidiu romper um silêncio de 12 anos, afirmando, em uma entrevista ao site gazetaesportiva.net, que foi molestada sexualmente na infância por um ex-técnico. O caso teria ocorrido quando a atleta tinha apenas 9 anos. Na ocasião, Joanna não deu nomes. Mas a mãe da nadadora, a médica Teresinha Maranhão, decidiu revelar que o suposto agressor teria sido o treinador da atleta na época (o nome desse treinador não será publicado aqui por não haver sentença contra ele). O escândalo abalou a natação brasileira e foi parar na Justiça. Na primeira audiência, no Fórum Thomaz de Aquino, no Recife, Joanna e a mãe ficaram frente a frente com o ex-treinador. A atleta chorou. "Até me sinto culpada", diz a mãe. "Na época ela tentou me dizer, com muita vergonha e disfarçando o assunto. Achei absurdo, podia ser uma impressão dela ou um mal-entendido. Só mudamos Joanna de clube depois de muita insistência dela, que ameaçava até deixar de nadar." Semanas depois, em texto enviado por e-mail da Espanha, onde treinava com a seleção brasileira de natação, Joanna detalharia sua versão dos fatos

Teresinha conta que, no início, a filha parecia ter apagado o episódio da memória. "Mas na adolescência isso voltou com força", diz. "Atrapalhou Joanna nos treinos, nos estudos e até no namoro. Ela começou a fazer análise em 2006 e teve de tomar antidepressivos."

Hoje, Joanna se diz melhor. Está aliviada por ter conseguido o índice olímpico e, segundo ela, ter se libertado do que a angustiava por dentro. Joanna está pensando em casar-se no fim do ano com o namorado, o estudante de Direito Rafael Sá. "Ele tem sido um grande companheiro neste momento e desde sempre. Quero ir morar fora do Brasil e criar meus filhos fora. Começar uma nova fase da minha vida."

Mais importante que isso, Joanna tem consciência de que seu caso não é o único. Pretende fazer campanha contra a pedofilia no esporte. Em depoimento por escrito a ÉPOCA, afirmou: "Acho isso monstruoso. Monstruoso não somente o ato em si, mas a normalidade com que as pessoas tratam do assunto. Muitos preferem fingir que não acontece, nunca se apura devidamente e é por isso que há milhares de pedófilos dando aulinhas de natação e de outros esportes por aí. Pretendo fazer minha parte quanto a isso após Pequim".

De acordo com o advogado da família de Joanna, Carlos Gil, ela não pode mais mover processo judicial contra o ex-treinador. A lei prevê que, em casos de assédio sexual ocorrido na infância, como aconteceu com a atleta, a vítima tem até os 18 anos e seis meses de idade para apresentar queixa. Depois disso, "mesmo que haja provas, não há mais nada a ser feito", diz Gil.

Esse é um problema sério da lei atual. Como a vítima de abuso na infância tem apenas até seis meses, atingida a maioridade, para se manifestar, casos como o de Joanna, que só conseguiu falar do trauma aos 21 anos, podem beneficiar criminosos. "Em razão das peculiaridades dos casos de abuso sexual em que as vítimas são crianças, o prazo para a queixa-crime deveria ser revisto", afirma a promotora de Justiça Veleda Maria Dobke, de Porto Alegre. Continue lendo,aqui e aqui o desabafo de Joanna

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI9549-15294-2,00-O+EXEMPLO+DE+JOANNA.html

 comentários

 

Ana Maria C. Bruni Territorio Mulher disse...

Prazos para revelar dores, absurdo em nossa legislação.
Reconhecemos a dificuldade de investigações criminais passados os anos, mas os crimes persistem nas vitimas.

Leva tempo para assimilar, para tentar compreender, para ter coragem para denunciar, para arcar com as consequencias das denúncias.

Leva tempo, leva a vida.

Uma Constituição que pretende investigar situações na época da ditadura ao mesmo tempo coloca restrições penais para outros casos.

Não deveria existir prazos para que culpados sejam sentenciados e paguem as penas cabíveis em uma democracia.

Cada um, cada uma teve, tem suas razões para não denunciar.

A maior é a falta de credibilidade na Justiça e a morosidade da mesma.

Joanna finalmente se libertou,não ficou ardendo em fogueiras e com seu ato algumas seguirão seu caminho e denunciarão criminosos com a presteza que nossa Lei o exige.

Mudanças na legislação se fazem com estes exemplos de dores humanos mais que necessárias.

OH Dor afaste-se de nós !

http://dois-em-cena.blogspot.com/2008/08/pedofilia-no-esporte.html

///////////////////

Ana Maria C. Bruni

www.territoriomulher.com.br

 

 

Nenhum comentário: