quinta-feira, setembro 10, 2009

Da Yoani Sanchez de Cuba

Isso me leva a pensar que não há grades que prendam a opinião e que o ciberespaço tem a capacidade - também - de infiltrar-se por entre os ladrilhos e a argamassa destes lugares lúgubres.
Escrito por: yoani.sanchez en Geração Y
...
 
O calor faz aflorar a intolerância e emergem as críticas em cada esquina. Isso é bem sabido por quem "de lá de cima" também teme o oitavo mes do ano. Por isso abrem quiosques com rum barato nos bairros mais populosos e evitam cortar a eletricidade nas zonas conflitivas da cidade. De todas as formas, a tensão se apalpa no ar, não só pela temperatura senão pela crise que detonou temores e apuros.
 
Escrito por: yoani.sanchez en Geração Y
...
 
Como um adiantamento aos que se interessarem pelo livro de Juan Juan Almeida - publicado pelo editorial Espuela de Plata - reproduzo aqui um fragmento.

"Eu sou só um ser humano que se criou e se formou entre corruptos, imodestos e modernos corsários que julgaram ser bravos, justos e guardiães da honra, porém esqueceram de calar em frente aos meninos. Porque este menino cresceu admirando esses vícios heróicos e vandálicos que nosso líderes louvaram, fazendo-me acreditar que um assalto a um quartel, em um país com leis, pode ser uma coisa justa. Fazendo-me ver que subverter um país com ideias estrangeiras, usando métodos ilegais, era algo necessário. Fazendo-me ver que os problemas do estado são solucionados mais fácilmente se repelimos nosso próprios cidadãos.Fazendo-me ver que repudiar, desprestigiar, pisotear, golpear, cuspir ou encarcerar era uma boa opção para aqueles que não pensam como o sistema exige. Fazendo-me ver que o povo é uma massa amorfa e distante, que se tem em conta de um palanque para elogiá-la um pouco, incitá-la outro tanto e logo regressar ao ar condicionado. Fizeram-me ver tantas e tantas coisas que terminei confundido como milhões de cubanos que não sabemos a diferença exata entre o bem e o mal".

Juan, Juan, Juan… Escrito por: yoani.sanchez en Geração Y

Nenhum comentário: