quinta-feira, setembro 24, 2009

Yoani Sanchez. A Geração Y do Brasil pede sua vinda. Assinem a Petição

PETITION ON LINE - PELO FIM DO BLOQUEIO INTELECTUAL EM CUBA.

Vamos trazer a blogueira cubana ao Brasil !
Assine e divulgue. PETIÇÃO
Petição criada por Coturno Noturno
No Brasil Editora Contexto lançará o livro De Cuba com Carinho de Yoani Sanchez autora do blog Generación Y .
Senadores brasileiros mobilizam-se para pressionar o governo de Cuba a liberar o visto .
...
Estadão
"Os cidadãos cubanos são como crianças. Precisam de autorização do "papá" para ir e vir", diz, ao telefone, Yoani Sánchez. "Comportei-me mal porque conto como vivemos em Havana." Para tentar tirar a autora do blog Generación Y do "castigo", senadores brasileiros mobilizam-se para pressionar o governo de Cuba a liberar o visto de Yoani e permitir que ela venha ao Brasil em outubro, quando a Editora Contexto lançará seu livro De Cuba com Carinho.

O movimento começou a partir de conversas do historiador e editor Jaime Pinsky com a Embaixada de Cuba no Brasil para formalizar o convite à autora para o lançamento. Mas a blogueira já foi convidada a visitar outros países e as autoridades cubanas nunca a liberaram. O editor procurou, então, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), "que é do governo brasileiro e amigo do cubano", para que ele intercedesse.

Em discurso no plenário na segunda-feira, Suplicy tratou do caso, usando o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com Barack Obama na Assembleia-Geral da ONU como deixa. Confiante de que Lula pressionará o líder americano a rever o bloqueio econômico a Cuba, Suplicy acrescentou que um passo positivo nessa direção seria a liberação de vistos para os cidadãos entrarem e saírem do país. Cuba assinou, em 2008, o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, que garante o direito de livre circulação, até mesmo para o exterior. Mas Yoani já teve o visto negado três vezes só este ano. A permissão para a visita ao Brasil seria um sinal de que Cuba está disposta a praticar o que assina.

Sérgio Guerra (PSDB-PE) protocolou um pedido na embaixada de Cuba e Demóstenes Torres (DEM-GO) tenta aprovar hoje um convite formal do Senado brasileiro a Yoani, como forma de pressionar Havana. Até o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso teria manifestado sua intenção de intervir na diplomacia cubana. "Não tenho esperanças de viajar. Viajo virtualmente no blog", resigna-se Yoani. "Mas é a primeira vez que políticos tentam me levar a um país e fico feliz que seja o Brasil."

--------------------

Ela já teve seu visto negado 3 vezes. Mobilizem-se. Vamos mandar e-mail. Queremos a Yoani aqui. Via Dois em Cena

...

E por aqui vamos seguindo

Yoani Sánchez: não puóóóóde! do Flanela Paulista

e aqui no Tia Cris Demóstenes diz que CCJ aprovou o requerimento

Um comentário:

Anita disse...

Petições assinadas!

Tem mais uma aqui: http://www.imil.org.br/blog/peticao-on-line-pela-vinda-de-yoani-sanchez-ao-brasil/