segunda-feira, setembro 21, 2009

Pré-sal em debate na TV

Expressão Nacional debate projetos do pré-sal

Com a descoberta do petróleo na camada do pré-sal, o Brasil entra para o clube dos grandes produtores do mineral. A Petrobras estima que as reservas no campo de Tupi, a maior encontrada até agora, cheguem a 8 bilhões de barris, mais da metade das reservas atuais, que respondem por 14 bilhões de barris. Mas, mesmo antes de começar a explorar todo esse petróleo, o governo já planeja como vai gastar os recursos do pré-sal. E os estados e municípios entram na briga por uma parte desse dinheiro.

O marco regulatório para exploração e destino dos recursos será definido na Câmara, a partir dos quatro projetos enviados pelo governo que os líderes querem votar no início de novembro. Mas ainda há muitas dúvidas sobre as vantagens do sistema de partilha, o pagamento dos royalties e o fundo nacional.

Para debater esse assunto o Expressão Nacional vai reunir o relator do projeto que trata do modelo de exploração do pré-sal, deputado Arlindo Chinaglia; o líder do Democratas, deputado Ronaldo Caiado, e o professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP e ex- diretor da Petrobras, Ildo Sauer.

Participe! Envie perguntas pelo telefone 0800 619619 ou pelo e-mail expressaonacional@camara.gov.br.

Terça, 22 de setembro, às 21h30, ao vivo.
 
Do Site da Camara Expressão Nacional

 

Nenhum comentário: