segunda-feira, novembro 10, 2008

Só sei que vocês sabem!

Eu predigo-vos portanto, a vós juízes, que me fazeis morrer, que tereis de sofrer, logo após a minha morte, um castigo muito mais penoso, por Zeus, que aquele que me infligis matando-me. Acabais de condenar-me na esperança de ficardes livres de dar contas da vossas vida; ora é exactamente o contrário que vos acontecerá, asseguro-vos (...) Pois se vós pensardes que matando as pessoas, impedireis que vos reprovem por viverem mal, estais em erro. Esta forma de se desembaraçarem daqueles que criticam não é nem muito eficaz nem muito honrosa. ( Sócrates in Jean Brun)  

...

Com sua morte, Sócrates deixou uma mensagem de grande sabedoria que se resume nestas palavras:

O mais importante não é viver, mas as razões pelas quais se vive.

Zeferino Rocha

Nenhum comentário: