quarta-feira, agosto 26, 2009

Em Cuba "Entre o temor e a espera" de Yoani Sánchez

Pouco alpiste para tanta gaiola

Escrito por: yoani.sanchez en Geração Y

Os rumores aumentam sobre a possível desaparição do sistema racionado de produtos alimentícios. Entre o temor e a espera, alguns afirmam que já nos começos de 2010 a cota de sal e açúcar será história passada e que a liberalização destes - e outros - alimentos, nós cairá em cima. Os que se assustam ante tal possibilidade não imaginam uma vida sem o subsídio do Estado, sem as muletas do subvencionado. Eu mesma nascí inscrita numa caderneta onde se anotava cada gramo do que se devia levar à minha boca. Se houvesse crescido só com o regulamentado, teria um corpo mais enfraquecido do que exibo agora. Por sorte a vida tem maior quantidade de opções do que os quadradinhos onde - cada mes - o merceeiro marca as mínimas rações que nos cabem.

Um cálculo simples me leva a pensar que se as 66 milhões de libras de arroz que se distribuem cada mes, pelo racionamento, fossem parar no mercado livre, os preços deste último baixariam. Poder-se-ia decidir então se ao invés do repetitivo cereal, comprariamos batatas ou verduras e já ninguém exclamaria "levo tudo que me dão para casa, melhor do que deixar na mercearia". Além disso, não existiria a sensação que nos presenteiam algo e sobretudo o sentimento de culpa que nos impede de protestar ou criticar quem garante essas pequenas porções. O mercado racionado deveria ser para esses que sofrem de uma deficência física, psíquica ou ficaram desempregados. Enfim, deve ser direcionado para os que necessitam da previdência social para sobreviver.

Ainda que a ideia pareça simples de dizer, o gargalo da garrafa da sua aplicação é que os salários continuam de acordo com os alimentos subvencionados da "caderneta" e carecem de objetividade frente aos preços liberados. Dizer à uma familia cubana que a partir de amanhã não terá as quantidades limitadas e as qualidades duvidosas que recebe da mercearia, é tirar-lhe o chão de sob os pés. O alpiste, mesmo restrito, é dificil de eliminar, pois erradicá-lo só pode ser feito se forem abertas as portas da gaiola. Daí que a noticia que na realidade esperamos não é a do fim do racionamento, senão do fim da menosvalia econômica que ele nos obriga, do fim de uma relação paternalista que nos mantem como filhotes de passarinho dependentes e…famintos.

 
...
 
Perto de nosso país, um país faminto de alimento e liberdade. Alguns na época acreditaram nas promessas, outros,os de visão, foram forçados a seguir as regras. O resultado é lamentável, desumano,desalentador. O povo persiste na sobrevivência do corpo e mente.
Alguns heróicos voam entre as grades da gaiola, nos advertem e pedem nosso apoio Algo mais que virtual
Não tem gelo,limão, coca-cola que nos faça engolir o desespero de um povo dominado.

Nenhum comentário: