sábado, setembro 05, 2009

Meningite Meningocócica Alerta nas autoridades da área em saúde de Itacaré

Meningite meningocócica causa mortes em Itabuna (foto) e Ilhéus, além de deixar em alerta autoridades da área em saúde de Itacaré, um dos municípios baianos com o maior índice de incidência da doença. Em Ilhéus, das cinco mortes provocadas pelas meningites neste ano, quatro foram causadas pela meningocócica.  Em Itabuna, uma pessoa morreu após contrair a doença. Na 7ª Diretoria Regional de Saúde não foi possível saber quantos casos há das outras formas da doença e quantas mortes já causaram neste ano. Por diversas vezes, a reportagem de A Região solicitou as informações, mas não obteve retorno. Porém, os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) mostram que Itabuna está fora da área de alto risco de incidência da meningite meningocócica. A incidência no município de 213.654 moradores é de 0,5. Já em Ilhéus a incidência é de 1,8 e o município registrou mais de 30 casos referentes aos diferentes tipos da doença. 
 
No sul da Bahia, a maior incidência de meningite meningocócica foi registrada em Itacaré, que apresentou índice de 7,4 e dois casos confirmados entre os 27.174 moradores. O tipo da doença causou 30 das 87 mortes ocorridas neste ano no estado.  Durante todo o ano passado foram confirmadas 123 mortes causadas pelos tipos de meningite. Foram 441 (34%) de origem bacteriana, 659 (52%) virais e 179 (14%) não especificadas ou por outras etiologias. A meningocócica foi responsável por 26 mortes. 
     
Sintomas 
De acordo com a Sesab, a meningite é uma doença determinada pela inflamação das meninges, causada por uma multiplicidade de agentes, como bactérias, fungos, vírus e protozoários. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, vômitos, rigidez na nuca. 
A pessoa com meningite também pode apresentar manifestações cutâneas como manchas avermelhadas na pele. Entre as meningites bacterianas, a mais grave é a causada pelo meningococo , que apresenta um quadro clínico de extrema gravidade. 
Muitas vezes ela tem uma evolução fulminante, causando a morte em poucas horas. Segundo a Sesab, a meningocócica é a que tem maior importância do ponto de vista epidemiológico, por ser transmitida de pessoa a pessoa. 
A transmissão se dá através das secreções nasofaringeanas, como espirro e tosse (mais frequentes a partir de portadores do que dos casos clínicos). Para que a transmissão ocorra é fundamental contato íntimo com o portador ou o doente. Além de necessitar de tratamento para o paciente, é necessário realizar uso de medicamentos em todas as pessoas que tem contato íntimo com o doente. Do A Região
 

Nenhum comentário: