terça-feira, dezembro 16, 2008

A REALIDADE INFERNAL NO PARAÍSO DE ITACARÉ 1



REBELIÃO DE PRESOS NA DELEGACIA DE ITACARÉ ( VIDE POST ABAIXO )

A situação conforme notícias:

A Policia Civil continua em greve.

O delegado regional, Moisés Damasceno, disse que com os agentes civis em greve só pode contar com a Polícia Militar no trabalho de captura.

A Delegada Lisdeili Nobre tentou falar com o juiz Alexandre Passos, mas ele não foi localizado.

Promotores Aline Salvador e Olivan Costa Leal responsáveis pelo M.P.

Fatos:

30 detentos, divididos em quatro celas, enquanto a capacidade da delegacia são para oito',...

'Nós estamos vulneráveis. Só há aqui na delegacia um delegado, um escrivão e dois agentes, para cuidar diariamente da segurança da cidade e destes 32 detentos, sendo dois menores em um quartinho da delegacia acusados de cometer um homicídio na cidade'...

'Além deles não serem julgados pela justiça e ficarem até mais de um ano aqui na delegacia

Danos:
O grupo queimou colchões, quebrou paredes, arrancou as grandes de duas celas e fez reféns dois companheiros
...

Percebam

Temos autoridades que sabem perfeitamente da situação desta e única Delegacia,e os riscos aos quais estão expostos estes agentes de segurança.
Em relação aos presos ( Vale lembrar que dia 10 de Dezembro foi o Dia Internacional dos Direitos Humanos ).
Autoridades andam armados pela cidade, inclusive dentro do Forum, possuém seguranças, Algumas autoridades comentam" A cidade é muito perigosa ".

e nós, os cidadãos como ficamos? Desarmados?
Sairão certamente algumas autoridades de licença " qualquer coisa " ou de férias " não merecidas ", em seus postos na cidade certamente como é usual durante o verão, não se encontrará um promotor, nem um juiz, talvez o mais próximo esteja a 65 km de Itacaré.

E então os moradores e os turistas não terão à assistencia necessária e vital durante suas férias, como sempre.

Na gestão do outro Delegado Djalma Napoleão Picado, presos doentes se amontoavam, colchões foram queimados para combater doenças, presos foram impedidos de procurar assistência médica, um inclusive com séria DST.

Podem imaginar 30 presos no espaço que não comportam 10? No calor da Bahia? Sem saber quando terão assistência jurídica? Sem saber de suas sentenças? Alguns ficaram meses para depois receberem uns" papeluchos como dizia este delegado " enfim despachos que eram inocentes. Vão reclamar a quem?

Nova delegada assumiu neste ano, mas não pode fazer milagres,nem consegue coletes e alimentação para os agentes que vão nos dar segurança neste verão e agora tem a delegacia destruída...

Orgãos superiores de Justiça e de Segurança do estado da Bahia sabem o que acontece na cidade de Itacaré, inclusive sabem por mim por inúmeros emails e fax. O descaso, o abuso, a prevaricação, a desumanidade é chocante e horrorizante. Mas nada fazem, não tomam providências e muito menos respondem, não retornam ligações.
Imbatíveis são neste jogo de poder e do silêncio!

Alguns chegam com boas intenções mas não basta, como dizem o inferno está cheio deles, é aqui está lotado.

Policiais fazem greve, Greve no legal ,Rebelião dos presos, mudam as palavras, mas é o sentimento de indignação, de desrespeito aos direitos que leva ao caos, a desordem ao sofrimento.

Corporativismos dizem alguns. "É assim mesmo "dizem outros, "a senhora se indispos com o outro promotor dizem eles", isto "aqui é um Mangue "dizem os advogados. Cumpra-se sentenças dizem eles em seus palácios ilusórios e desumanos.

Não são dignos de pisarem neste paraíso de Deus, o estão destruindo! Se não são capazes de honrarem seus cargos, os deixem! Fechem os portais da cidade e permitam que nos armemos contra os criminosos e contra alguns de voces que se igualam a estes!

Não queremos compactuar com seus desmandos, não vamos ficar calados com o que fazem contra seres humanos!
Deponham seus distintivos, deponham seus diplomas, suas togas e deixem lugar para os que não são covardes.
Queremos ouvir de voces que não capazes de nos dar segurança e vão deixar seus cargos!

Acabem com esta farsa com a qual nos submetem! Queremos segurança e justiça, se não são capazes de nos dar, abandonem seus cargos!
Não merecem o poder e a autoridade que vos damos!

Ana Maria C. Bruni
Itacaré -Bahia

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela visão da estrutura administrativa que o estado finge nos dar, porém faz questão de nos iludir, sou policial civil de ilhéus e sei como está a cidade de Itacaré, estamos lutando para que um dia possamos atender o cidadão com dignidade, más é muito difícil até dentro de nossa policia existem muitos interesse pessoais envolvidos, como vc mesmo mencionou nossas autoridades querem somente o poder a qualquer custo, e o cidadão comum, aquele que têm sua casa arrombada, ou seu celular furtado sequer é bem atendido, sabe porque? não irá dar manchete, muito menos apoio politico, pura ilusão, hoje a população está esclarecida, e sabe quem realmente quem está do lado do cidadão. Nós policiais estamos em greve, e o governo do estado acha tudo normal, e inclusive vende a imagem que na bahia é tudo seguro, pura ilusão o turista vem uma vez e não volta, se sente iludido com uma suposta tranquilidade. acredito numa sociedade unida e lutando por uma qualidade de vida melhor, para isso teremos que nos sentirmos assistidos pelo poder público. As situações das delegaciais chegou ao limite, onde no Estado sempre foi dado o famoso "jeitinho", pois está função de custodia de preso é do judiciario e através do sitema penal, e agora não iremos mais fazer este favor para o judiciário, desculpe pelo desabafo.

Ana Maria C. Bruni Territorio Mulher disse...

Ah!Se todos não fossem tímidos!
Unam-se manifestem-se sem caos, sem violência, sem baderna. Façam suas vozes serem escutados!
Em meu site www.territoriomulher denuncio muitos policiais civis e militares, mas estes que abusaram de seus poderes contra mim não fazem peso perante a honestidade e bravura de outros que arriscam suas vidas por nós.
Considero aviltante, perigoso e desumano as condições com os quais policiais enfrentam suas jornadas.
A sociedade não percebe o que passam, na maioria das vezes só critica os maus elementos destas instituições, não se solidariza com seus direitos e não procura manifestar-se exigindo melhorias.
Contem com este espaço para suas exposições e manifestos.
Mas não nos abandonem neste verão, pois como sabem, nos desarmaram!