domingo, dezembro 21, 2008

A M I A N T O

"Se o amianto é cancerígeno e desde os anos 80 se conhece todos os seus malefícios, por que ainda não foi banido no mundo inteiro? “É um dos lobbies mais eficazes jamais visto. Me faz lembrar o do tabaco”, diz Joan Kuyek, da Mining Watch, organização não-governamental do Canadá, no documentário francês A morte lenta pelo amianto, de Sylvie Deleule. “O mesmo tipo de mito, mesmo tipo de ciência, mesmo gênero de cumplicidade entre industriais, trabalhadores e governo na forma de agir, para minimizar os riscos.”


Amianto -O único problema é ser mortal.


CONCEIÇÃO LEMES: COMO PROTEGER SUA FAMÍLIA DO AMIANTO, A FIBRA QUE MATA Leia no Via Mundo

e mais sobre Amianto

Amianto ou Asbesto por muitos anos foi considerado o "mineral mágico" pelas suas propriedades de incombustibilidade, altas resistências mecância e ao ataque químico e biológico, mas ao longo do século passado se constatou em inúmeros estudos independentes e de renomados cientistas que o mesmo é um reconhecido cancerígeno para os seres humanos sob todas as formas.

Portanto, não há dúvidas sobre o potencial carcinogênico do amianto (nome comercial da parte fibrosa do silicato de magnésio hidratado), seja ele do tipo branco ( a crisotila, produzida em nosso país pela Eternit no estado de Goiás através de sua subsidiária SAMA) ou da família dos anfibólios (amiantos marrom, azul etc). Falar, portanto, em menos ou mais cancerígeno não altera suas características de induzir ao câncer de pulmão (adenocarcinoma), de laringe, do aparelho digestivo e outros órgãos e o mais temível deles, que é o mesotelioma de pleura ou peritônio, que atingem respectivamente a membrana que reveste a cavidade torácica e abdominal. O mesotelioma não depende nem de tempo de exposição e nem de concentração de poeira, não tem relação com o ato de fumar e pode atingir a população indireta e ambientalmente exposta; isto é, é um grave problema de saúde pública e não se restringe a um problema "meramente ocupacional", como gostam de se referir os empregadores.
Nenhum estudo, nem os produzidos pela indústria, como estes que circularam profusamente hoje neste Rede, provaram que o amianto não faz mal à saúde.Os próprios lobbystas da indúsria do amianto reconhecem sua nocividade.
Como a visão deles é parcial, isto é, só querem focar o que lhes interessa que é o risco ocupacional vivem afirmando que "as fábricas brasileiras estão sob controle, que cumprem a legislação em nosso país - um dos mais rigosoros do mundo, que os próprios trabalhadores fiscalizam as fábricas, que eles interrompem a produção quando limites são ultrapassados e garantem, o que é mais incrível, que ninguém que se expôs ao amianto após 1980 está doente e que todas as doenças que têm sido publicadas na literatura nacional são devidas ao mau uso feito pelos empresários do amianto em anos anteriores por conta do desconhecimento que eles tinham dos riscos associados ao amianto".Para responder a cada uma destas "verdades" produzidas pelo discurso empresarial, poderíamos elaborar uma tese, desqualificando argumentos infantis, ridículos e que subestimam a nossa inteligência, mas em rápidas palavras podemos dizer que:
1) Nenhum limite de segurança foi estabelecido por organismos internacionais respeitadíssimos como a ONS-Organizção Mundial da Saúde, abaixo do qual não há risco à saúde dos que se expõem as fibras cancerígenas do amianto;
2) Todos os tipos de amianto induzem ao câncer e portanto não há sustentabilidade na tese de que o amianto brasileiro é seguro, diferentemente do que foi usado fora daqui....lembrar que o amianto brasileiro ou criotila é o tipo que se consome e ainda se produz em 95% dos casos;
3) Dizer que as fábricas brasileiras são um modelo de gestão de risco é um insulto a qualquer um....eu fiscalizo empresas há mais de 2 décadas e posso afirmar que esta afirmação é uma falácia e que os trabalhadores mesmo que conheçam profundamente seu processo produtivo não gozam de liberdade o suficiente para tomar atitudes, como por exemplo interditar um setor ou totalmente sua empresa. Para completar, posso dizer que com raras exceções, a maioria dos sindicatos de empregados de empresas de amianto são defensores intransigentes da continuidade da exploração da fibra cancerígena, o que dá ainda menos condições para os trabalhadores se manifestarem, já que estão representados pelo que há de mais pelego e subalterno aos interesses dos patrões do que estes sindicatos.

4) Quanto à "futurologia" propagandeada pelos asssessores e lobbystas da indústria do amianto de que ninguém que se expôs depois de 1980 adoecerá; isto é uma afirmação tão calhorda que deveria nem ser respondida, já que as doenças do amianto levam em geral de 20-50 para se manifestar....então para se ter certeza desta sandice, teríamos de esperar até 2030 para confirmar o não o que dizem estes lobbystas. Este é justo o prazo que a indústria desejaria ter ainda de exploração do amianto no país para continuar a auferir estes enormes lucros! Eles querem com este discurso somente protelar qualquer decisão sobre o assunto....
Quantos mais ainda terão de morrer para que nossos governantes se conscientizem da gravidade do problema???Quantos mais vítimas terão de ser sacrificadas para que a sociedade brasileira aceite qualquer estudo ou argumento produzido pela indústria da morte???
Fernanda Giannasi
Coordenadora da Rede Virtual-Cidadã pelo Banimento do Amianto para a América Latina

e mais No Blog do Roriz
Supremo Tribunal Federal (STF) já começa a se sensibilizar diante do entendimento da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (AIPC), da Organização Mundial da Saúde (OMS), de que todos os tipos de fibra de amianto, em qualquer estágio de produção, transformação e uso, são substâncias cancerígenas para humanos. Um laudo contundente, de fé pública internacional.
...
Desconhecemos os males do Amianto, devemos pesquisar e nos manifestar.
Escrevam para : entrevista@senado.gov.br e peçam entrevistas sobre o assunto.
Escrevam para nossos deputados e senadores, endereços no Blog : www.emaildenuncias.blogspot.com

Nenhum comentário: